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Lula x FHC: comparação dos investimentos em infraestrutura de transportes (1)

with 3 comments

Governo do PT x Governo Demo-Tucano

Governo Lula

Andamento do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, no último ano de governo (início de 2010)

Infraestrutura Logística e Transportes

Das 1.575 ações do eixo de Infraestrutura Logística monitoradas em dezembro de 2009, 59% estão concluídas; 36% avançam em ritmo adequado; 4% indicam atenção; e 1% preocupa. Em valor, as concluídas representam 39%; as adequadas, 57%; as em atenção, 3%; e as preocupantes, 1%.

Quanto ao estágio das ações de Logística, por valor, há 41% concluídas, 32% em obras e 27% em projeto, licenciamento ou licitação. Em quantidade, são 62% concluídas, 29% em obras e 9% em projeto, licenciamento ou licitação.

Entre os empreendimentos incluídos no PAC após o seu início, a situação é a seguinte: por valor, 2% concluídos, 41% em obras e 57% em projeto, licenciamento ou licitação. Por quantidade, 9% concluídos, 53% em obras e 38% em projeto, licenciamento ou licitação.

***

Governo FHC

Avaliação do Programa Avança Brasil, no último ano de governo (2002)

Transportes – Corredor Leste (um dos mais importantes, que contempla o Sudeste brasileiro)

...

Na execução das obras do Programa verificou-se um descompasso em relação ao planejado, principalmente devido ao baixo volume de recursos investidos e também por interferências de ordem administrativa, geradas pela extinção dos órgãos operacionais (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem – DNER, Geipot) e pela fiscalização de organismos de controle como o TCU.

O orçamento para 2002 para as obras do Corredor Leste contemplou recursos da ordem de R$ 465,5 milhões, dos quais foram liquidados cerca de R$ 326,8 milhões.

Vale lembrar que o processo de liberação, iniciado a partir de abril de 2002, ocasionou redução no ritmo de execução das obras até esta data e um descrédito por parte das empresas de construção, gerando paralisações dos projetos ou um andamento físico no ritmo proporcional aos pagamentos efetuados.

A duplicação da rodovia Fernão Dias BR-381 (MG), programada para ser concluída em julho de 2002, em função da insuficiência de recursos, terá sua conclusão transferida para outubro de 2003. O mesmo ocorreu com a duplicação da BR-153 (GO), em que sua conclusão, prevista para ocorrer em setembro de 2002, foi postergada para abril de 2004.

A conclusão da duplicação do trecho da BR-050 (MG) entre a divisa MG-SP e Uberlândia, que poderia ocorrer em dezembro de 2002, foi adiada para dezembro de 2003.

Em todos esses casos podem acontecer, dentre outros: aumento de custos devido a reajustes de contratos, novas licitações, aumento dos contratos de supervisão e gerenciamento até a finalização da obra, pagamento de juros e comissões de empréstimos internacionais, aumento contratual devido à revisão de projetos necessários para adequação dos serviços não executados e perdidos pela não-conservação.

Geralmente, obras rodoviárias são de grande extensão e divididas em lotes para execução. Os recursos disponíveis, se aplicados nos vários lotes, fazem com que a obra se desenvolva em ritmo lento, o que traz desconforto para o usuário da rodovia em toda a extensão. É recomendável concluir os serviços iniciados, finalizando-os, tendo em vista a possibilidade de ocorrer transtornos e acidentes em decorrência de obras paralisadas e/ou inacabadas

***

Comentário:

Como se vê, o relato do andamento do Avança Brasil (o micro-PAC do FHC) mostra o caos daquele governo, especialmente nos dois últimos anos.

Somente no DNIT, 30% dos contratos estavam paralisados por falta de pagamento. As rodovias federais estavam “no bagaço”, sobrando para o Governo Lula fazer uma grande reviravolta, que foi realizada a partir de 2005.

***

Ao contrário, o balanço do PAC mostra o vigor da gestão governamental do Lula, sem problemas financeiros.

Não estou inventando nada, apenas divulgando o que está disponível para todos, na internet (clique aqui para ler todo o balanço do Avança Brasil)

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Written by augustodafonseca13

21 de fevereiro de 2010 às 23:10

Publicado em Sem categoria

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3 Respostas

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  1. É isso aí!
    Manter um blog é uma alegria, dois então nem se fala!!

    Valéria

    22 de fevereiro de 2010 at 0:22

  2. Sugiro a criação de uma tabela, de fácil leitura para que se possa ver o abismo que separa as realizações do Torneiro Mecânico das do príncipe da Sociologia. Que permita se ver com clareza a opção de cada um, onde o primeiro o “Torneiro” optou pelo povão e o segundo o príncipe optou claramente pelas “elites”.

    said olavra

    22 de fevereiro de 2010 at 3:45

    • Uma tabela comparative que incluísse o % do PIB investido em infrasestrutura seria ótimo. 😀

      Hythakar

      7 de julho de 2011 at 0:42


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